A situação que me motivou a escrever sobre isto foi o seguinte: descobri alguns computadores na rede que estavam usando o Wifi, quando deveriam estar usando a rede cabeada. Como onde trabalho utiliza ip público em todos os dispositivos, inclusive Wi-Fi, estava dispensando ip com esse equipamentos, um na placa Wi-Fi e outro na de Rede cabeada.
Solução: acessei o computador remotamente utilizando “psexec” (pesquisem sobre ele, muito útil) e desativei a placa Wifi.
Abra o CMD e faça login no computador desejado usando o psexec:
c:\Users\guilherme> psexec \\ip-do-computador cmd
Confira que está no computador certo:
C:\Windows\system32> hostname
C:\Windows\system32> ipconfig /all
No comando “ipconfig /all” você já poderá ver o nome da placa de rede que quer desativar. Use o comando “netsh” para confirmar o nome:
C:\Windows\system32>netsh interface show interface
Use o “netsh” e o nome da interface para ver mais detalhes da mesma:
C:\Windows\system32>netsh interface show interface name=wi-fi
Repare na linha “Estado administrativo: Habilitado”. Vamos usar o netsh para desativar a interface:
C:\Windows\system32>netsh interface set interface name=wi-fi admin=DISABLED
Pronto. A placa wifi já está desativada
Agora vamos garantir que o usuário não é administrador do computador, se não ele poderá ativar a placa novamente:
C:\Windows\system32>net localgroup administradores
Se o nome do usuário estiver lá basta remove-lo:
C:\Windows\system32>net localgroup administradores /delete seudominio\fulano