Instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI

1. Habilitar UEFI

Publicidade

Essa etapa varia de acordo com a BIOS do computador. A maioria dos novos computadores (sejam notebooks, desktops ou servidores) vêm com os dois sistemas – BIOS e UEFI.

Procure por Legacy ROM  (também conhecida como BIOS) para forçar o sistema a entrar apenas com UEFI. Se necessário procure por UEFI para habilitar.

2. Preparar o pen drive USB

Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar mais ainda na internet, veio a explicação (que, agora, soa bem óbvia): pen drives, por padrão, são formatados usando o padrão MBR, que é o formato de partições usado e reconhecido pelo BIOS. Sistemas UEFI, por outro lado, usam o formato GPT. Logo, o “truque” é reformatar o pen drive no formato GPT.

Para isso, conecte seu pen drive e abra um prompt de comando elevado (os exemplos abaixo foram feitos num sistema já com Windows 8, mas funcionam também numa máquina com Windows 7).

  1. Digite diskpart e depois digite list volume para localizar seu pen drive:
    uefi-pen-drive-4
    Essa etapa é bem importante. Preste muita atenção no número do volume do pen drive (no meu exemplo acima, é o número 5). Se você anotar o número errado, pode apagar seu HD!
  2. Agora apague o volume do pen drive. Sem isso, não é possível reformatá-lo como GPT. Execute, na sequência, select volume <volume-do-seu-pen-drive> e então delete volume override para apagar o volume.
    uefi-pen-drive-2
  3. Agora, para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt:
    uefi-pen-drive-3
  4. Agora podemos criar nossa partição. Ela deve ser primária e formatada como FAT32. Para isso, execute os comandos create partition primary e format fs=fat32 label=”Windows 8″ quick:
    uefi-pen-drive-4
  5. Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive, dê o boot e divirta-se com seu novo computador!

3. Copiar o Windows para dentro do pen drive USB

Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive (sim, é só copiar; não precisa fazer nada de especial), dê o boot e divirta-se com seu novo computador!

Fonte: blog.lambda3.com.br